quarta-feira, 24 de junho de 2009

Minha profissão

O que torna a profissão artística deliciosa é o fato de que podemos nos divertir enquanto trabalhamos e ainda que não nos encontremos num dia bom, ainda que falhemos, ainda assim, sempre temos uma platéia para nos aplaudir. O que torna a profissão artística um saco é o fato de que você sempre tem de dar explicações às pessoas que escolheram uma profissão mais normal e estabilizada, e consideram a sua uma espécie de não profissão. Eu poderia passar dias discorrendo sobre a delícia de se ser artista, mas não vou, farei justamente o contrário:

Uma historinha:

Eu estava assombrada até bem pouco tempo, pela tal da síndrome do pânico, isso quer dizer que, durante alguns meses, visitei os mais diversos médicos e os mais diversos hospitais (não se preocupem, estou curada!), vou reproduzir aqui um dos diálogos que tive com um dos doutores que tratam de corações:

- Oi, tudo bem?


(Nunca entendi o por quê dos médicos nos perguntarem se estamos bem, se fomos pedir-lhes auxílio é porque não, não estamos bem...)

- Não muito....

- O que você tem?

- Aperto no coração, falta de ar e dores no braço...

- Ah, então você está infartando?

- Estou????

Ele se levanta com o estetoscópio preparado e constata:

- Você não tem nada, nada, nada...Sabe o que é isso?

- Não...

- Você é uma pessoa nervosa, ansiosa ou estressada...Estou certo?

-Não sei direito...Talvez...

- Qual sua idade?

- 24...

- Qual a sua profissão?

- Sou cantora

- Legal...Mas qual é a sua profissão?

- Eu canto...

- Mas você só faz isso?

- É...

- Então, menina....Cantor não trabalha, não tem estresse, cantor é feliz, fica cantando...

- Eu me formei em publicidade...

- Ahhhh então você tem uma profissão!

- Eu nunca trabalhei na área...

- Por que?

- Porque eu sou cantora....

- Mas você não poderia ser cantora e publicitária?

- Não...

- Por que?

- Porque eu só sei cantar...

- Mas você é publicitária não é?

- Só no diploma, não entendo nada...não sei fazer desenhinhos no computador...

- Mas publicidade não é apenas criação né? é uma profissão legal!

- Eu acho legal ser cantora...

- Eu também acho, mas é que não tem estabilidade financeira, tem?

- Doutor?

- Diga!

- O Senhor quer me deixar mais depressiva do que eu já estou?

- Não, me desculpe...Tenho boas notícias para você: pode ir para sua casa! E olha, boa sorte na sua carreira, viu?

- Obrigada, doutor.

Fiquei feliz em saber que eu era saudável e intrigada por saber que eu não tinha uma profissão. Ser artista é romântico, mas é também um saco.

Desce o pano.

Um comentário:

Denis Carvalho disse...

Aline, adorei! Seu tio tem razão vc escreve muito bem!!! hahahaha